<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, outubro 09, 2006

EU VIM DE LONGE...

Foi um pássaro holandês que me trouxe, de mais longe ainda que a Holanda. E cheguei. Chegar talvez seja verbo demasiado definitivo para situação tão temporária. Não me importo. Cheguei. E já não falta muito para partir. Prefiro pensar nestes termos neutros das partidas e chegadas. Se optasse pelo léxico dos regressos ou dos voltares, isso já implicaria questões de pertença que não quero esmiuçar.

Estou cá. E estou bem. E, imaginem, até estou bem por cá. Um ano fora não me rouba "identidade nacional". Não me escandalizo com taxistas a cheirar a suor, com empregados de café que acham que um gesto de pescoço é suficiente para perguntar o que o cliente deseja, com passeios em que é preciso olhar para o chão. Não trago quaiquer exemplos melhores, quaisquer fórmulas "isto devia ser era como 'lá fora'!", nem quaisquer pretensões saudosistas sobre sermos os melhores. Não trouxe nada - só me esbarrei aqui com uma constatação:

Por um qualquer desvio na prática portuguesa da moral judaico-cristã, nenhum outro povo seguirá tão intensamente o ensinamento "amai-vos uns aos outros". Nenhum outro povo, no entanto, terá uma noção de amor - neste sentido, o da simpatia, da entrega, da partilha - tão afastada da noção de respeito.

E desta constatação resulta-me uma enorme dificuldade: como advogar "menos amor e mais respeito" nas relações sociais sem parecer um conservador de merda ou um protestante?...

Pronto. Já tenho com que me distraia para as férias...

Arrotos do Porco:

Veio de longe, e eu sei porquê!


Pois.

Acabou-se-lhe o 'Constantino', foi o que foi!

E então lá pegou na parelha, atrelou-a à charrete e vá de cruzar a fronteira para ir ali ao Inté Marchavas de Beja comprar mais um avio de Brandy nacional, Tofina, Farinha Amparo, as últimas edições da Caras, Maxmen, TV 7 dias e Maria, o Bordas na Água, e, claro, tremoços embalados no vácuo...


Sevandija!


Safardana!


Octávio Paaaato!



... e quem diz Beja queria era dizer Oh, Elvas!


!!!!!!!!!! :)))


A distância e a ausência tiram-te algum discernimento. Em termos um bocado simplistas, diria que discordo que o amor seja carácter dos portugueses. A falta de respeito sim. Não há uma qualquer vocação para o amor. É uma emulação de amor. É só tesão (pronto muita TESÂO, que do mijo seja muita vezes), lamechice e um sentido possesivo muito forte relativamente ao Outro que se deseja... A Saudade sim, esse sentimento vergonhoso (desejo pelo passado e por aquilo que se perdeu, basicamente), esse sim é bem negativo e bem português. O Amor não.

Sejas bem vindo ás praias lusas de areias doiradas! Abraços, que vens certamente meio amarelo de tanta arroz e tanta alga! Sai uma mão de vaca com grão aqui paara o meu amigo, ó fachavor!



pios no sei que te diga assento,

eu conacordo con o vareta

um beijito



e olha que no sei tanto assim como vosotros de ptgl obviamente

pero sei algo.....





<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?