<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, fevereiro 18, 2008


Ex.mo Senhor
Américo Lopes Precatado,

Avô,

“Merquito”,

Parabéns!, mariola! Lá chegaste aos 100 anos! Não importa que sejam 96 de vida e 4 de memórias – são 100 anos, avô. Tu gostavas de números redondos, de datas especiais – e de pessoas e de existir... e de um copo de vinho.

Eu, por cá, e eles, por lá, estamos todos bem. Ninguém mudou drasticamente, nem sequer os teus bisnetos que continuam a crescer e a ser – só isso; já lhes chega bem. Eu também. Quer dizer: não cresço, mas sou. Sou aquilo que tu vias. Nunca te enganei – nem a ti nem a ninguém. Sou isto; assim. Uma parte disto é tua – pequena, certamente, mas tua, seja por força de sangue ou de decalque.

Tenho saudades de te ouvir rir; tenho saudades daquela linguagem absolutamente normal apesar de eu saltar de cinco em cinco minutos entre o “tu” e o “você”; tenho saudades daquela espécie de crença incondicional: se eu dizia que estava bem, se os outros achavam que eu estava bem, então eu estava bem – apesar de nunca teres entendido os detalhes do que eu andava a fazer.

Hoje o dia aqui está bonito, avô; soalheiro e primaveril, um dia como tu gostavas. Não está “moderno”, este – como chamavas aos dias cinzentos. Tenho a memória dos teus pés a aquecer ao sol; tenho a memória de te beijar a testa e só as palavras mudam, hoje: Parabéns!, “Merquito”! 100 anos! Valente!...

Arrotos do Porco:

Parabéns, Vareta, miúdo giro.


É bonito, sim senhor, Vareta! Abraço, pá!
(fpm)



lindo :)**


Vareta, não sei porquê, mas imagino que devas ser o retrato fiel do teu bisavô Precatado quando jovem: assistindo às andanças e mudanças do século com aquele ar beatífico e displicente de quem vai ali ao Japão e já volta.(Lá para as vindimas...)
Não sei se chegarás aos 100 (espero que sim). Por mim, sei que não chegarei, pelo menos a julgar pelo mail que recebi há dias, a falar de cancro , dioxinas e plásticos no microondas. Creio até que, a fazer fé no que diz o homem (um médico japonês e portanto, credível)já devo ter morrido.



Vareta,

Emocionei-me a ler este post...
Está simplesmente lindo!

Tambem sinto muito a falta da minha avo paterna! Desta avó especialmente pq estava sempre disposta a conversar; a brincar; a fazer "driaburas" aos outros.... Estava sempre bem disposta e alem do mais sempre com vontade para se divertir e divertir os outros...

Nunca estive em Africa, mas as pessoas com quem calho a falar perguntam-me sempre "Estiveste lá quantos anos?! Zero! Tudo o que sei e converso acerca do tema foram historias que a minha avó me passava... Todas veridicas...

Parabens ao teu avô pelos 100 anos!!

Beijo grande para ti!!
Quicas



Vd morreste?!!
Ohh temos pena!!



(falta-me pachorra para tipas hipocondriacas!)





<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?