<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


domingo, abril 24, 2005

a PVDE (depois, PIDE)
“requintava nos abusos das suas funções e em torturas e sevícias inimagináveis sobre os presos: os espancamentos brutais e “científicos”, a tortura do sono, a estátua, o isolamento, a “frigideira” do Tarrafal, etc.
Pela tortura do sono obrigava-se o preso a permanecer longos dias sem dormir, com a estátua, prolongava-se a tortura do sono com a imobilidade. O requinte da PIDE chegou ao ponto de envolver os supliciados em estátua com arame farpado; calcule-se os efeitos de cada vacilamento. O comunista Francisco Miguel, por exemplo, que esteve preso 21 anos (embora não consecutivos, mas oito e meio dos quais no Tarrafal) na terceira vez que foi preso, em 1947, foi sujeito à tortura da “estátua” e do sono no célebre 3º andar da rua António Maria Cardoso, em Lisboa, onde a lei era suposto não entrar. Esteve 30 dias e 30 noites de pé e sem dormir, em três etapas: a primeira, de 11 dias e 8 horas, a segunda de 10 dias e a terceira de 9 dias; entre a primeira e a segunda houve um intervalo de 40 horas que passou numa pequenina cela do Aljube”

Norberto Ferreira da Cunha, “A Declaração Universal do Direitos do Homem – luzes e sombras da sua recepção em Portugal, em 1948”, in “Justiça e Direitos Humanos”, ed. da Universidade do Minho, pág. 258.


"A frigideira era uma construção em cimento, fechada, completamente fechada, com as paredes, o chão e o tecto em cimento. Uma caixa rectangular com uns cinco a seis metros de comprimento por três de largura. Um bloco interiormente dividido ao meio por uma parede a separar duas celas, cada uma com a sua porta de ferro, que se abriam em sentidos opostos. As portas de ferro tinham meia dúzia de orificiozinhos de diâmetro inferior a um centímetro por onde se fazia um simulacro de arejamento. Por cima das portas, junto ao tecto, uma pequena fresta gradeada. Mais nada. O arejamento só podia ser feito quando a porta se abrisse para logo ser fechada, o que acontecia apenas de manhã e à tarde no momento da entrega das 'refeições', refeições cujo significado, neste caso, exprime um sentido grotesco.
Asfixiava-se ali dentro. A altura, no interior de cada uma das celas, seria de uns dois metros e meio no máximo, era, de facto, uma caixa completamente fechada e durante todo o dia estava sob a acção permanente do sol, por ter sido construída num local completamente isolado e sem hipóteses de sombra. Apanhava sol durante o dia inteiro. À noite, claro, sofria as consequências da temperatura que, em certas épocas do ano, naquela parte do arquipélago, é muito acentuada nas mudanças do dia para a noite.
Quando se estava na frigideira - e aconteceu estarem doze homens numa só cela - a humidade da respiração condensava-se nas paredes, por onde escorria.
Não é necessário ter muita imaginação para se fazer uma ideia do que podia acontecer quando doze homens tentavam respirar dentro de uma caixa daquelas, com o sol tropical a aquecer pelo exterior, e onde a evaporação do ar respirado escorria pelas paredes. Os corpos encharcados, o ar sem oxigénio, sufocante, a fazer o sangue latejar nas fontes, os peitos oprimidos numa semiasfixia de endoidecer, com toda aquela humidade viscosa, acicatada pelos ácidos pútridos do latão dos dejectos de que todos eram obrigados a servir-se; um buraco, enfim, onde os homens eram tratados pior que animais.
Vários homens juntos, uma semana, duas semanas, sem qualquer interrupção, alimentados um dia a pão e água, outro dia a pão e caldo de sopa, alternadamente, como determinava a ordem do dia, que estabelecia o regime dos castigados. Além disso, pior também do que animais, tendo por cama o chão nu e áspero do cimento e por cobertor apenas o peso da atmosfera saturada e pestilenta.
Essa foi uma das invenções do 'cristianíssimo' fascismo deste país de brandos costumes."
Gilberto Oliveira, "Memória Viva do Tarrafal", Edições Avante!, 1987

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?