<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


terça-feira, março 08, 2005

CONTO ZEN

Diz-se que Wuang Tsé, o sexto Mestre Zen ainda conheceu o Bodhidharma, que levou a doutrina do Buda para a China. O primeiro terá respondido ao Imperador que não sabia quem era, após ter estado sete anos a meditar, olhando a parede duma caverna. O Mestre Wuang Tsé, quando era novo, foi um humilde rapaz pobre que guardava uma vaca. A sua história e encontro com o Bodhidharma foi assim:

Wuang-Tsé tinha uma vaca que levava todos os dias ao campo para pastar e depois recolhia à noite. Um dia, Wuang-Tsé vinha com a vaca pela arreata quando lhe apareceu um tigre. O tigre disse: - "dá-me a tua vaca senão vou-te já aqui ao cú". Wuang-Tsé engoliu em seco e disse: - " Está bem. Então toma lá a vaca". A vaca ficou abespinhada com a troca pois nutria os mais puros sentimentos de amor filial por Wuang-Tsé e ficou muito triste. O tigre levou a vaca e passou a ordenhá-la todos os dias até que acumulou uma enorme quantidade de leite. Sem saber o que fazer ao leite, o tigre foi ter com o ancião da aldeia, sem saber que Wuang-Tsé era bisneto deste. O ancião contou-lhe provérbios e mais provérbios e o tigre adormeceu. Entretanto, como a conversa do ancião demorou, o leite azedou todo. O tigre quando chegou e viu o leite azedo ficou muito triste e foi devolver a vaca a Wang-Tsé. Wuang-Tsé disse-lhe então - " Mas queres desfazer a troca? Mas não te tenho que dar o cú, pois não?" O tigre encolheu os ombros e disse que tanto fazia. Wuang-Tsé baixou as calças na mesma e começou a mamar no pireto do tigre, que afinal era o seu patrão Hong Li Fang, que lá na Tríade andava com ideias de o despachar para Portugal para um restaurante chinês. Waung-Tsé após ter deglutido umas litradas valentes de líquidos seminais do patrão, afastou-se abespinhado e foi sentar-se debaixo de uma cerejeira florida, na beira do Lago Prateado, olhando as garças e as carpas que voltavam na água cristalina. Um monge do Mosteiro de Ling Chung Yu Are A Bandit!, que era na realidade o Bodhidharma, aproximou-se com um sorriso eivado de compaixão por aquele rapaz pesaroso, pousou-lhe a mão no ombro e contou-lhe esta história:
“Certo tempo, o sábio Lao Tsé quis abandonar o Império do Meio e acercando-se da fronteira, o guarda disse-lhe que só lhe permitiria passagem se ele lhe escrevesse um livro resumindo toda a sua sabedoria. Lao Tsé escreveu tudo o que sabia sobre o Tao e entregou ao guarda. Mas o guarda disse então, que só o deixava sair se ele lhe tirasse ali uma imperial de joelhos. Lao Tsé nem pestanejou. Desceu da sua montada, que era um búfalo-de-água muito amistoso chamado Folha de Outono e abocanhou o tarolo do guarda” . Vês Wuang-Tsé? O verdadeiro homem sábio aceita os desígnios do Tao sem hesitar – disse o monge sorrindo. Wuang Tsé não compreendeu e olhou o monge perplexo. Então o monge introduziu o membro insalubre, com odoríferas pastadas de esmegma estaladiça de vários meses de vida ascética sem se lavar, até à epiglote de Wuang Tsé e nisto – vzzzzzzt!... – Wang Tsé atingiu a Iluminação!

Moral 1. A compreensão directa da Realidade e o abandono da Grande Ilusão do Ego pode surgir, tal folha de Outono caindo silenciosamente, por um qualquer acontecimento aparentemente insignificante,.

Moral 2. O monge talvez pudesse ter levado Wang Tsé para o Mosteiro para anos e anos de meditação, mas como andava desalmado, preferiu o método directo. Por compaixão ainda temperou o tarolo com umas gotas de molho de soja.

Nota. A escola do ´Chan chinês originou posteriormente as escolas do Zen Soto e Rinsai que hoje existem no Japão. E que a troco dum cheque à ordem de “Mestre Suzuki Freitas”, descendente de jesuítas, têm levado muitos ocidentais ao Satori e grandes barrigadas de esperma.


Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?