<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quarta-feira, março 02, 2005

ACTUALIDADES VII

«FAUSTO
Ai, nada, nada,que eu sei de cor as manhas dos diabos: não dão ponto sem nó. Venha o primeiro que pelo amor de Deus a alguém servisse.Vamos às condições: propõe-nas franco. No tomar um tal servo há seus perigos.

MEFISTÓFELES
Obrigo-me a servi-lo em tudo e à risca enquanto vivo for, e obedecer-lhe aos acenos até, sem cansar nunca. Depois, quando lá em baixo nos toparmos trocamos os papéis (…).

MEFISTÓFELES
Ih! que facúndia, e que fogachos sem quê nem para quê! Basta um farrapo de papel fino ou grosso, e uma gotinha do sangue próprio, com que assigne em baixo.

FAUSTO
Se nessas pataratas fazes luxo, vá lá!

(Arregaça o braço esquerdo; Mefistófeles pica-lhe a veia; Fausto molha no sangue a pena, e assina com ela o pergaminho que Mefistófeles lhe apresenta.)

MEFISTÓFELES
Isto do sangue é burundanga que tem seu quê.

FAUSTO
Não te violo a avença; não tenhas medo. As minhas posses todas, já daqui tas obrigo. Inchei de modo que só posso caber na tua esfera. O Factor Sumo pôs-me em bando. Encontro cancelos a vedar-me a natureza. O fio do pensar quebrou-se. Há muito que de todo o saber vivo enjoado. Deixar-me ora engolfar em vosso abismo, deleites sensuais, paixões fogosas! Rompam já ’í portentos e portentos, qual a qual mais possante a enfeitiçar-me! Mergulhemos no vórtice dos tempos, no encapelado mar das aventuras. Sigam-se embora, como queiram, dores a deleites, ou júbilos a mágoas. Tudo, menos a inércia, o mal dos males, o que mais vexa a dignidade humana».

Faust, Goethe

Goethe inspira-se na lenda medieval do doutor Fausto, que faz um pacto com o Diabo para ultrapassar os limites do saber, recuperar a juventude e conseguir o amor de Margarida.

Uma vez feito o pacto, não há retorno.

Qual é o valor das vossas almas? Mais importante do que isso: estão à venda? Ou estão absolutamente convencidos de não terem um preço atribuível?

Se calhar, ainda não tiveram uma boa oferta…

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?