<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quinta-feira, fevereiro 24, 2005

ACTUALIDADES III

«Suppõem ter amigos occultos, mas de um grande poder, que os protegem. Esta ordem de idéas imprime desde então o seu cunho ao conjunto das concepções e allucinações: os doentes fallam de grandes personagens que vêem por toda a parte, desconhecem a identidade real dos individuos, que os cercam e crêem que imperadores, imperatrizes e principes os visitam ou lhes enviam mensagens. No meio do delírio melancolico as idéas de grandeza adquirem realmente uma importância preponderante (…).

A monomania ou loucura parcial é caracterisada por uma illusão particular ou erronea convicção do intendimento, determinando uma aberração do juizo; o monomaniaco é incapaz de pensar correctamente sobre objectos relacionados com a sua illusão especial, embora sobre outros assumptos não manifeste apreciaveis desordens do espírito (…).

Por nossa parte, cremos dever apontar um caso clinico de observação pessoal que póde juntar-se aos de Séglas.

Trata-se de um antigo empregado commercial, celibatario, tendo actualmente 45 annos de idade, e a quem já em outra publicação nos referimos. O periodo de incubação delirante, a que accidentalmeme assistimos, mercê das relações que então mantinhamos com um irmão, remonta a 1878; no anno immediato o delirio de perseguições achava-se installado, fazendo-se acompanhar de allucinações auditivas e provocando da parte do doente reacções violentas: chamavam-lhe, na rua e nos cafés, _pederasta, onanista, devasso_, ao que elle respondia aggredindo os suppostos insultadores. Refugiando-se successivamente em casas de amigos, em pequenos hoteis e em hospitaes particulares, o doente veiu, por fim, a dar entrada no manicomio do Conde de Ferreira, em abril de 1883, apresentando então, de mistura com o delirio de perseguições, idéas ambiciosas que apenas exhibia em cartas e só um anno depois começou a exteriorisar oralmente: tinha descoberto um novo systema do mundo, pretendia reformar toda a sciencia astronomica e todo o systema social; as perseguições soffridas e a sequestração, _o mais infame de todos os crimes até hoje praticados_, vinham-lhe do Papa, que assim defendia os dogmas christãos, e do Rei, que defendia a ordem social existente. Lentamente, as idéas ambiciosas foram dominando o delirio de perseguições, que hoje se alimenta exclusivamente no prolongamento da sequestração; livre, este doente seria o typo perfeito do megalómano».

A Paranóia, Julio de Mattos

Este estudo veio a público no ano de 1898 e versava algo que, já nessa altura, preocupava a sociedade: as manias de perseguição e toda a paranóia daí decorrente.

Desta, até pode dizer-se que afectou Povos por inteiro. Em momentos determinados da História.

Há sempre alguém que sofre disto ou daquilo. Tal como o adágio popular nos ensina: «de menino e de louco, todos temos um pouco».

A loucura impera.

Arrotos do Porco:

Obrigada pelo post Chouras. Nunca tinha lido nada do Júlio de Matos. O meu sonho seria ter sido psiquatra. A esquisofrenia é algo que me intriga e lamento não saber algo sobre o assunto. Se, no entanto de outras coisas. Se de gente, de almas que por aqui andam e se tentam encontrar...Deve ser por isso que anod na net. Encontro almas despidas de corpos..
Estranho, não é?
Já agora.. ando a ler Muitas Vidas Muitos Mestres do Weiss.`Pode ser folcrole.. mas dá para sorrir e pensar um bocadinho :-)





<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?