<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quarta-feira, janeiro 12, 2005




Enquanto estou a alinhavar estas linhas está um homem que eu não conheço na minha casa de banho. É canalizador e está a fazer uma Angioplastia a um cano. Picareteou a custo a parede nobre da minha Cassiana parede, provocando dores de cabeça aos vizinhos e voltas na tumba ao genial autor do projecto do meu prédio, lui même o Sr. Viriato Cassiano Branco. Exactamente o que vocês estão a pensar, o mesmo do Coliseu do Porto, do Portugal dos Pequenitos, do Cinema Éden, paz à sua Alma - sua do Éden e do Arquitecto, bem entendido - e do meu prédio (meu é só uma forma de expressão, que fique claro) entre outras magníficas obras.
Mas dizia eu, que para além de ter feito um monte de entulho para eu limpar, está agora a proceder à Angioplastia propriamente dita, retirou os instrumentos cirúrgicos da mala – maçarico, soldas, alicates vários e mais uma parafernália inominável – e deitou mãos à obra. (Vim de lá agora e fiquei ligeiramente preocupada. Quando lhe perguntei se estava a correr tudo bem, ele respondeu que “por enquanto ainda só estamos a estragar…”).
Obra que eu, por ser optimista, acredito que acabará bem. Bem melhor que passar mais tempo a ser premiada com os impropérios da vizinha de baixo.
O sr. Cirurgião há-de acabar por descobrir qual a artéria que está danificada e, habilidosamente, colocar-lhe o stent milagroso que a irá fortalecer sabe-se lá por quanto tempo mais. Isto para mim nem é novidade nem motivo de preocupação de maior, (já assisti a outra, ao vivo e a cores. em artérias que me eram muito mais queridas que as do Cassiano) tanto assim é que estou aqui descontraída a escrever enquanto o senhor anda à briga com a ferramenta, lá na casa de banho.
A minha preocupação maior vai ser na hora de coser aquele buraco escuro onde se aloja a teia de artérias que ele perscruta. Só me vem à ideia o conto do Edgar Allan Poe, até sinto calafrios. A hora aproxima-se e, se me dão licença, vou à procura da Maria, a minha bichana, que por acaso também é preta.

Arrotos do Porco:

Nunca me tinha passado pela ideia a ligação entre o Poe e os canos, mas bem vista a coisa, até tem a sua lógica! ;-)


Mentes tortuosas, estas aqui da Vara. :o)


Direito de resposta de um canalizador ofendido.

Ora vamos lá ver. Vem uma pessoa a casa de uma cliente e depara com os canos todos numa miséria, as paredes a suar frio de tanto entupimento, dia vai dia vem deitam para ali tudo o que lhes vem à cabeça, os canos também têm direito à vida e sofrem de entupimentos como tudo o resto, lembro-me agora da sobrinha do meu vizinho que engoliu um boneco do presépio, por acaso era o Menino Jesus, e andou a família inteira aflita que o dito menino tinha desaparecido do presépio, a desgraça que não ia ser, e a miúda calada que nem um rato, só no dia seguinte é que começou com queixas, dói-me aqui, dói-me ali, lá foram com ela aos trambulhões ao hospital, levaram um raspanete da senhoar doutora até ficarem vermelhos que nem tomates, parecia que era tudop do Benfica, mas depois lá veio o alívio, ah, eras tu que tinhas o Menino Jesus, Deus nos valha que não foi desgraça nenhuma Ele ter-se ido embora do presépio sem dar cavaco a ninguém; depois ainda se queixam de que meter um cano e uma junção custa assim tanto dinheiro, que tem um canalizador que andar armado em pedreiro a abrir buracos nas paredes para encontrar o defeito, pica daqui pica dacolá, afinal não era neste sítio vamos lá ver se é dali que vem a fuga, tanto trabalho para depois encontrar umas cotonetes enfiadas nos canos, bolas de algodão em rama, cabelos e mais cabelos, era melhor que fosse tudo careca como eu que assim não enchiam a canalização de porcaria, se tivessem mais respeito pelos canos e pelos ralos já não havia problemas. E vêm escrever que um homem anda a fazer anglopastias ou lá o que isso é, que eu de pastas conheço a que a minha filha leva para a escola e dos tais de anglos só se for a inclinação dos canos e das torneiras que nas minhas obras são medidos a regra e esquadro, sim senhora, uma pessoa tem orgulho no seu trabalho, pois está visto.
Só por causa disto o buraco há-de ficar aberto mais uns dias, vou dar a desculpa de que o material ainda não veio, e depois se quiserem tapar os buracos pois que chamem um pedreiro que eu cá não estou para andar para aí a tapar os buracos em casa dos outros, senão a minha patroa ainda me mete fora de casa, se isto lhe chega aos ouvidos é que vai ser do bom e do melhor, vai, sim, ai se vai.



Direito de resposta do Cano ao Canalizador

Mas afinal quéláisto? Eu sou um cano com dignidade e não um daqueles para onde toda a gente "despeja" Meninos Jesus! Um cano por cujas entranhas só passa H2O e NaOCl! Um pouco furado...mas limpinho! Esguicho sem cerimónias o utilizador da sanita sempre que alguém está a lavar a loiça mas sou um cano asseadinho, omessa!


Volta sempre, Rezendes. :o)



A cotonete enfurecida:

Atão eus num sei de onde saí? Agora querem-me dizer que já não me deixaram ir pelo cano abaixo depois de me terem andado a enfiar nos ouvidos, que isto é uma pouca vergonha onde enfiam as desgraçadas das cotonetes coma'ieu? Ai, ai, ai, ai, ai, eu que bem vi o homem do fato macaco a puxar por mim, a puxar por mim, devia querer ver se eu esticava, mas não estico, não senhor, recuso-me a esticar, se me esticarem levam com um processo e vou queixar-me à ordem das cotonetes., tenho já ali apalavrada uma conversa de pé-de-orelha com a delegada sindical e tudo.



Benfiquistas de todo o Mundo, Uni-vos!

E é! Ah pois é! É tudo do Benfica, sim senhor! Qu'isto é uma casa de família! Até quando temos inveja, ficamos vermelhos de inveja! E quando temos frio, ficamos vermelhos de frio! Ninguém fica de outra côr nesta casa, ah pois é! E não há ordem de cotonetes que nos meta medo. As cotonetes que façam greve! Façam! Que nós fazemos ouvidos surdos para as reivindicações delas! Ah poisé!



Um sportinguista indignado

Realmente... Vem uma pessoa aqui, na melhor das intenções e leva em cima com conversas de canalizadores, com cotonetes indignadas e, acima de tudo, com aquele clube vermelho, nem digo encarnado, é vermelho mesmo, lá do bairro da luz, nem menciono tal nome, que para ali construiu uma casa nova para meter a família toda e aquilo acaba mesmo é por ficar vazio. Bem que podem andar por aí a gritar SLB, SLB, conheço até um que foi para a Turquia e se pôs aos gritos SLB,SLB frente à águia do sultão, há gente que não tem pudor nenhum, claro que não, senão não andavam por aí a fazer figuras dessas. Não andavam, não senhora. Está visto que não andavam. Ai o catano.



COMUNICADO a um sportinguista indignado vasselásaberporquê

O Sultão comunica a V. Exª que a sua águia se chama SLB, SLB.

ASS:
O Sultão



A águia do sultão que já está a ver-se encarnada:

%&@!€»#$}
Atão anda uma pessoa para aqui pendurada anos a fio para ainda levar com uns energúmenos que só conhecem três letras do aláfabeto?
%&@!€»#$}





<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?