<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, junho 07, 2004

Pin Hole



Em português Pinhole, e em erudito câmara estenopeica, é uma câmara fotográfica rudimentar. Resume-se numa caixa estanque, com um orifício feito por uma agulha num dos lados, em cujo interior – pintado de preto – e do lado oposto ao do orifício, se coloca uma emulsão sensível, negativo ou papel. O tempo de exposição à luz é inversamente proporcional ao diâmetro do orifício, que deve ser o mais perfeito possível. A imagem obtida é sempre negativa, pelo que é necessário positivá-la. Método igualmente simples.
Variando a distância focal – distância entre o orifício e a emulsão sensível – que é como quem diz, variando o tamanho da caixa, poder-se-á obter o efeito de grande angular – distância focal pequena – ou de tele-objectiva – distância focal maior.

Como não possui elementos ópticos a pinhole não forma a imagem baseada na refracção da luz, por isso a imagem formada é o resultado de um percurso sem interferências resultando numa profundidade de campo infinita.

Agora perguntam-me vocês: Mas porque é que na Era da Fotografia Digital nos vens falar da pré-história da fotografia.
E vai daí eu respondo: Porque sempre achei o método de uma simplicidade mágica e apeteceu-me partilhá-lo com vocês, que se calhar já conheciam, mas se calhar não.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?