<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quinta-feira, junho 24, 2004

Logo à tarde comemos bifes!



Fotografei este exemplar no passado Domingo. Estava no Rossio, com uns centos de compatriotas seus, a gozar o Sol e a bonomia portugueses enquanto não eram horas do jogo (que lhes foi adverso). Não faço ideia de onde veio exactamente e troquei com ele brevíssimas palavras - "puedo fotografarte?", "si, hombre, asi".

O resto é história já gasta e por todos conhecida. Suponho que tenha voltado à sua terra de monco caído e coração pesado, mas isso pouco importa por agora: a verdade é que ele gozou muito antes dos 90 minutos que ditaram o afastamento da Espanha do Euro 2004. Estava convicto da passagem da Espanha e empreendeu uma viagem triunfal à capital do país vizinho, pintou-se a preceito e fazia uns malabarismos (patetas, convenhamos, mas quem sou eu...) com esta espécie de brincos king sized presos por uns cordéis. Passeou a superioridade da selecção do seu país e continuou, estou certo, a festa dentro do estádio até ao minuto 57, altura em que iniciou a descida à terra. Regressou incomodado a casa mas, espero, no dia seguinte voltou ao seu normal. A Espanha perdeu e saiu do Europeu, pois foi, mas ele deu um passeio giro a uma cidade simpática, divertiu-se umas horas e voltou à sua vid(inh)a. Se a Espanha tivesse ganho ter-se-ia divertido mais umas horas e depois voltaria à sua vid(inh)a.

Percebem onde eu quero chegar? Os portugas, infectados de fatalismo e injustificada vergonha mal-disfarçada, evitam os antes. Comedidos, analisam as hipóteses, ponderam os cenários, racionalizam o possível e concluem, invariavelmente, com um "logo se vê". Se e quando ganhamos, festejamos como loucos, pelo que gozámos e, sobretudo, pelo que não gozámos antes. E depois voltamos à nossa vidinha. Se perdermos, encolhemos os ombros, balbuciamos um "já estava à espera..." e voltamos à nossa vidinha.

De uma maneira ou de outra, com festividades post- ou antecipadas, voltaremos à nossa vidinha, porque a bola são 90 minutos de gozo e pouco passa daí. Devíamos fazer como os espanhóis e muitos outros adeptos que por estes dia têm colorido o nosso país e gozar em antecipação o jogo de logo, porque depois não sabemos se teremos razões para gozar. Por isso eu afirmo, aqui, alto e em bom som: logo à tarde comemos bifes!, certo de que não é o único gozo que me resta do jogo de hoje.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?