<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


sexta-feira, maio 14, 2004

SEXTA-FEIRA... EHHHHH!



Não é de hoje nem de ontem - acho que sempre fui assim. Sempre tive esta queda para o "middle of the road". Tanto na música como na literatura como noutras coisas: sempre me fascinaram os projectos ou objectos que quase "chegaram lá", ao panteão da imortalidade, mas caíram no esquecimento quase generalizado. Dos grandes génios, das obras fundamentais, toda a gente se lembra. Eu prefiro fazer os inventários daquela faixa intrigante entre a mediania e a mediocridade. Mediania e mediocridade é como quem diz: sê-lo-á aos olhos da maioria mas não aos meus, que me lanço em cruzadas para defender o valor de coisas a meu ver injustiçadas.

Tudo isto vem a propósito daquele que é um dos meus discos "de Verão" favoritos. Foi lançado em 1989 e deixou os seus autores sem contrato discográfico, pondo fim a uma carreira conjunta de grande sucesso. O All Music Guide dá-lhe uma estrela - de um a cinco - e considera-o "flat-out bad". Se não me engano, nunca foi reeditado. Tanto pior. Eu gosto dele e gosto muito. É, e digo-o sem vergonha, o meu álbum favorito dos The Style Council e chama-se "Confessions of a Pop Group".

Há quem o ache pretensioso, pomposo e deslumbrado. Eu não. Acho até que é o único álbum desde o fim dos The Jam em que o Paul Weller respeita o facto de fazer parte de um grupo. Mick Talbot mostra - a quem tivesse dúvidas - que é um bom pianista e Dee C. Lee ganha finalmente espaço para mostrar a sua voz sóbria e bonita. É um disco de... pop, jazz-pop, chamem-lhe o que quiserem. É um disco de Verão, cáustico mas feliz, harmonioso, bem arranjado, tranquilo e... feliz, pronto.

O Paul Weller escreve grandes canções. Não quer dizer que seja um letrista de mão cheia, mas lá se safa. Nesta sexta-feira de calor mas com nuvens, que nos deixa na incerteza quanto ao fim-de-semana que vamos ter, dou-vos a ler, na língua de Helena Marques e Fernando Campos, a simpática demanda pessoal que abre o álbum, tendo como título uma daquelas verdades incontestáveis: It's a Very Deep Sea - o que vem provar que esta canção não foi escrita na Foz do Arelho.


It's a very deep sea

I'll keep on diving 'till I reach the ends,
Com a hipnose regressiva talvez fosse melhor
dredging up the past to drive me round the bends,
Mas lá vou revendo os passos que dei enquanto menor
what is it in me that I can't forget
Quero achar o momento que marcou o que veio a ser
I keep finding so much that I now regret.
E afastar os escolhos do que me faz arrepender
But no, on I go down into the depths
Às tantas mais valia não me maçar e estar quieto
turning things over that are better left
Em vez de lembrar tanta coisa que não passou de projecto
dredging up the past that has gone for good
"Trazer à tona memórias idas" - tem efeito algum?
trying to polish up what is rotting wood.
Antes pensar que o que não fiz não passaria de merdum

Something inside takes me down again
Mas volta e meia lá mergulho eu com as ventas no passado
diving not for goblets but tin cans
Fuçando entre carrinhos partidos e papéis de rebuçado
dredging up the past for reasons so rife
P'ra quê invocar dias de euforia ou ennui?
passing bits of wrecks that once passed for life.
E esfregar a cara na inconsequência de coisas que vivi?

But I'll keep on diving till I drown the sea,
Mergulho nestes vinte e oito anos de arrecadação
of things not worth, even mentioning
E chafurdo entre pérolas e coisas que não valem um colhão
perhaps I'll come to the surface and come to my senses
O que importa é emergir preparado para o presente
but it's a very deep sea around my own devises.
Qu'amanhã é fim-de-semana e eu estou todo contente/ Satisfeito por ser novo e não ter a alma doente (riscar o que não interessa)

The Style Council, Confessions of a Pop Group

Pronto. Traduzindo uma letra de um grupo com um nome como "The Style Council" o meu conselho de fim-de-semana não podia ser outro: abracem a futilidade. Antes alienado pela televisão que perdido na introspecção.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?