<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


domingo, abril 04, 2004

Big Fish

Não sei que chegue para fazer o que me proponho, mas o receio de fazer má figura em público não avulta entre as coisas que me tiram o sono. Posto isto, vou-vos falar de Big Fish, o último delírio do meu realizador favorito, o inconfundível Tim Burton.
Arrumemos, para começar, a questão da banda sonora; como sempre a cargo de Danny Elfman, como sempre magnífica. A cinematografia de um é indissociável da mestria do outro e a quem duvide dos méritos isolados deste compositor recomendo, apenas, as bandas sonoras de Eduardo Mãos-de-Tesoura ou O estranho mundo de Jack.
A fotografia é um luxo. Dá vontade de pegar em qualquer frame do filme, emoldurar e pendurar na sala, tal é a minúcia de composição e enquadramento. Raras vezes foi tão bem retratado o imaginário prodigioso deste homem, e as subtilezas de tratamento da imagem remetem para referências cinéfilas quase subliminares. Uma delícia.
Os actores são excelentes, a direcção deles seguríssima e podia continuar a debitar superlativos. Acontece que o que torna este filme ainda mais notável na obra de Burton é o seu argumento – em particular, a sua actualidade.
A história roda em torno de um jovem jornalista de uma agência noticiosa (muito pouco inocente esta ocupação, no contexto do filme) que tenta descobrir a verdade sobre a vida do seu pai, incorrigível contador de histórias mirabolantes, nos últimos dias de vida deste. Confrontado com informações que desdizem as histórias que o seu pai contava, julga estar perante um mentiroso compulsivo de que desconhece quase tudo. O filme leva-nos a questionar a relação entre o facto ou a informação e a verdade. Ou, se quiserem dito de outra maneira, sobre a forma como preferimos ver a verdade distorcida: pelo lado frio e cínico do profissional da informação ou pelo imaginário fantasioso do homem generoso. Será que a predominância dada à factualidade no nosso mundo não nos está a esconder mais do que a revelar?

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?