<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


terça-feira, fevereiro 10, 2004

MAIS CEDO



Hoje cheguei mais cedo do que esperava. Quero dizer: ontem fui a um sítio do qual só devia voltar amanhã mas vai-se a ver e voltei hoje. Mais cedo, portanto, do que esperava. O que de certa forma me espanta é que não sei o que hei-de fazer a este carácter inesperado do meu regresso porque ninguém me esperava.

Quero dizer: ninguém me esperava, salvo seja. Dois dias ou três não eram motivo para qualquer Penélope se pôr a tecer mantas para o seu Ulisses. As pessoas contavam com o meu regresso amanhã e planificaram as suas vidas como se eu não existisse neste intermezzo. E quem sou eu para lhes levar a mal tal atitude? Já antes de mim Garrett o escreveu: "Ninguém!". Pois é. Mas mesmo assim não sei o que fazer com este regresso inesperado.

Quero dizer: "não sei o que fazer" é uma expressão exagerada. Não sei como o partilhar sem forçar este incidente temporal aos planos alheios, isso sim. Isso é bem dito. Bem dito, salvo seja: a minha modéstia impede-me de tecer considerações de valor sobre o que digo ou escrevo ou faço. Só que tenho um regresso inesperado nas mãos e sinto-o condenado a ser apreciado apenas a posteriori. Se telefonar a alguns amigos e disser que já estou "cá", o que quer que "cá" seja, o mais provável é que achem inesperado o facto de não ter estado, o que equivaleria a tomar um antibiótico com meia garrafa de gin. Se telefonar a alguém de família, ficarão tranquilos por me saber "cá" mas "cá" é onde eles não estão e teríamos um regresso inesperado desperdiçado em rede de satélite e anulado pela frase "tanto melhor". Se aproveitar para sair com quem não sabia que eu tinha partido antes deste regresso, será um exercício de onanismo mental porque não poderei partilhar o adjectivo que me martela a moleirinha: inesperado.

Quero dizer: hoje voltei mais cedo, o que - tudo leva a crer - só para mim constitui, de momento, algo de inesperado. Seria preciso que outros acasos se somassem ao acaso do meu regresso antecipado para que este se tornasse inesperado para outros. Como eu não sou o Paul Auster, tenho as minhas dúvidas que tal venha a suceder. Dúvidas, salvo seja, que duvidar do acaso não me parece avisado. Resigno-me e conformo-me, como qualquer fadista de Alfama, perante as probabilidades mais cinzentas e bisonhas.

Quero dizer: ante a falta de vontade de voltar a partir para chegar um pouco mais tarde se bem que mais cedo do que o previsto, repetindo o inesperado, deixo aqui lavrado em acto público que voltei hoje quando só me esperavam amanhã. Assim, quando quem me esperava ler isto poderá pensar coisas como "Ai o cabrão já cá estava e não disse nada!" à sua inteira vontade que me sentirei perfeitamente escudado.

P.S. - Nunca estive em Oklahoma, mas como voltei pela auto-estrada...

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?