<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quinta-feira, janeiro 15, 2004

VAMOS JOGAR AO SCRAPIE?


Um texto dramático em um acto para três ovelhas e um carneiro, de Vareta Funda


CENA 1

Três ovelhas em descanso, num pasto, conversam enquanto debicam uma ervita ou outra



Clara – Mééeee?

Cynthia – Mééeee.

Suzele – ‘Bora lá!


CENA 2

Três ovelhas em descanso, num outro local do mesmo pasto mas com mais sombra, conversam enquanto debicam uma ervita ou outra

Cynthia - ...só vos digo que já me passou pela cabeça. É qu’isto tam’ém não é vida. Andar para aqui e para ali, ordenha, ordenha, ordenha, cresce lã, corta lã, lá vamos ao carneiro uma vez por outra... Não, eu não nasci p’ra isto. Lembro-me como se fosse hoje da minha mãezinha me dizer: “Cynthia, filha, tu és do Sr. Alberto, mas se isto der uma volta o teu futuro ainda poderá vir a estar nas tuas patas.”

Suzele – Eu cá num sei. Eu cá descunfio sempre. Mais bale...

Clara e Cynthia – Mééeee.... Hi hi hi!

Suzele – E lá estão bocês a guzarem cumigo! E pronto! Já num digo mai nada!

Clara – Também dizes sempre o mesmo... “Eu cá num me meto nissu! Eu cá prefiro estar do meu cãotinho!”. Que diabo, Suzele! Tens cinco anos, já não estás na flor da idade! Nem todas temos a sorte de ser como a Dolly e ficarmos famosas à nascença. Se não arriscarmos agora...

Suzele – Quem bos oubisse!... Bejam lá as senhoras dâutoras, parece que já são algúeim! Nunca biram mais nada senão esta quinta! Eu ó menos bim...

Cynthia – Sim, já sabemos, foste comprada na Ovibeja. E depois?... Vais ficar eternamente à sombra desse momento de glória? Lembras-te da Marisa? A tia dela também teve os seus quinze minutos de fama quando apareceu no autocolante da Ovibeja de 97. E onde é que elas estão agora, uma e outra?

Clara (cantarolando) – “No bandulho do Alberto/É o que tens de mais certo/Em costeleta ou ensopado/O teu futuro é cozinhado”...

Cynthia – Disfarça que vem aí o Orlando... Mééeee.

Clara e Suzele – Mééeee.


CENA 3

Três ovelhas em descanso, no mesmo local, conversam enquanto debicam uma ervita ou outra. Entretanto aproxima-se Orlando, o carneiro. As ovelhinhas ajeitam-se e exibem o ventre. A cada fala, o actor chega-se à boca do palco e depois recua, na melhor tradição do Parque Mayer. Se for fisicamente possível às ovelhas, sugere-se que façam manguitos.



Orlando – E então, people? Vai uma?

Clara – Deves estar, deves...

Orlando – ‘Tar até ‘tou. Cheio de tesão, ó, queres ver?

Cynthia – Deves de ‘tar é chei’da sorte, se pensas que levas daqui alguma coisa.

Orlando – Iá. Não levo nem trago, môr. Já sabes que p’ra ti é sempre à borliú, eh eh eh! (se o povo ainda é povo, deve rir aqui:____)

Suzele – Ó filhas, bamos-lhe cantar a canção da minha terra?!

(As luzes incidem apenas sobre as ovelhas e segue-se um bonito quadro musical...)

Clara, Cynthia e Suzele (cantando) –
Ó carneiro arremelgado
Tu aqui não te governas
Queres-nos ver de ventre inchado?
Vai c’o Portas p’rás casernas! (que diabo, é revista! tem que ter uma boca política, básica, de preferência)

Tu tens fraco material
E o mais certo é qualquer dia
Apareceres no jornal
A falar da Casa Pia (também se percebe, ou não?... hum? uma piada circunstancial?...)

Lá por te chamares Orlando
E cheirares a coentro
Achas que é só ir entrando
Pelas ovelhas adentro (e a carga lúbrica, senhores? que seria da revista sem a carga lúbrica?)

Vê se te pões nas canetas
Nem te queremos ver por perto
Guardamos as nossas tetas
P’rás maõzinhas do Alberto

Orlando – Iá, people. É como quiserem. Mais tarde ou mais cedo hão-de cá vir parar, eh eh eh. (Orlando fica cinco segundos com um sorriso estúpido no focinho, faz “eh eh eh” outra vez, vê que não tem resposta e sai de cena).


CENA 4

Três ovelhas em descanso, no mesmo local, conversam enquanto debicam uma ervita ou outra

Cynthia – Estou farta disto. Já é altura das ovelhas combaterem os estereótipos de animal pacato e estúpido, que dá leite e lã e carne... E o espírito? Quem é que nos aprecia pelo espírito?

Suzele – Olhó Orlando, esse é que num nus aprecia por o espírito! Fuôsga-se! Quando me lembro da primeira bez... Chiça! Mas no fim até gustei...

Clara – Olham para nós e só vêem camisolas, cachecóis, queijo da serra... E ainda fazem anúncios a gozar connosco, como se ficássemos umas loucas quando chupamos rebuçados de mentol... Eu cá bem sei o que é que lhes chupava!

Cynthia – Ó Clara, que horror! Não me digas que és dessas?!

Clara – Era o tutano dos ossos, minha desavergonhada.

Suzele – Eu ó Orlando estibe quase capaz... Ele bem mo pediu, mas tibe bergonha...

Clara – O ideal era uma fibromialgia... Aparecíamos nos jornais, íamos para Londres, viagens, repórteres, festas...

Cynthia – E quem é o veterinário que te diagnostica uma fibromialgia? Já sabes como é que é essa corja... Queres baixa? Paga! (o povo, o verdadeiro povo, também se deve sentir identificado com esta piada e dar umas gargalhaditas... uma palminha ou outra não ficaria mal)

Suzele – Eu cu Orlando é que quaise ficaba de baixa. Aquilo foi uma tarde inteira... Sacana do carneiro num se cansaba... E nim eu, eh eh eh... (reparem... é revista, isto no fundo é revista... tem que haver uma figura assim, que fale de forma engraçada, que tenha comentários despropositados... enfim, há que estabelecer empatia com o povo)

(Orlando reentra pela esquerda baixa)

Orlando – People, não dêem nas vistas, pá. Cheguem-se aqui.

(as ovelhas aproximam-se)

Orlando – Um primo meu que está em Amsterdão arranjou-me uma cena altamente, pá. Isto dá uma moca!...

Cynthia – Se for como a outra merda que arranjaste... Não dava pica nenhuma e até o leite me saía verde...

Orlando – Nã nã nã nã nã. Isto é mesmo altamente. Chama-se scrapie...

Clara – Fixe, pá. Orienta aí.

(Orlando mija na erva e as ovelhinhas comem sofregamente, dando origem a um novo quadro musical)

Clara, Cynthia, Orlando e Suzele (cantando) –

(refrão – sim, o refrão está em estrangeiro porque esta merda vai ser um hit, pá!)
London, Paris, Rome, New York or New Delhi
Nothing is impossible for a sheep with scrapie
x2

(solo da Cynthia)
Sou uma ovelha algo inconformada
Adeus aos pastos eu quero ir ver o mundo (coro: io! io! io!)
Com uma doença um bocado marada (esta rima é de uma fineza...)
Falam de mim até no país profundo

(refrão x2)

(solo da Clara)
Nós as ovelhas merecemos respeito
Não queremos mais estar junto à carneirada (coro: io! io! io!)
Já chega de nos espremerem o peito
Eu tenho scrapie eu sou sofisticada

(refrão x2)

(solo do Orlando)
Nunca pensei em armar tal confusão
Eu só queria passar um bom bocado (coro: io! io! io!)
Mas esta merda lá de Amsterdão
Deixou o ‘tuga algo preocupado ( eh pá! até eu me espanto comigo! esta do ‘tuga para encaixar na métrica...)

(refrão x2)

(solo da Suzele)
Eu sou uma obelha algo acarneirada (é a terceira vez que uso “algo”, mas estou-me a cagar)
Não me chateiem qu’eu estâou no meu cãotinho (coro: io! io! io!)
Mas c’o Orlando eu fico meio aluada
O que eu não faço pelo meu carneirinho

(coro final, glorioso, alegre, vivo, muita cor, muita dança, muita palma)
London, Paris, Rome, New York or New Delhi
Nothing is impossible for a sheep with scrapie

(repetir até a paciência do público se esgotar)

FIM

(E pronto. Não me ocorreu nada melhor como fim. Foi por isso que lhe chamei texto dramático e não revista ou comédia. É que o fim é triste, perceberam? Scrapie é a doença, uma variante espongiforme... Eh pá, pronto... Uns dias corre melhor, outros pior.)



Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?