<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


terça-feira, janeiro 13, 2004



De orelhas em pé - X

Oiço na TSF que vai ser finalmente interpretada, por uma orquestra, a mítica peça de John Cage 4'33'', de 1952. Para quem não saiba, 4'33'' é uma peça composta por esse mesmo tempo de ausência de música ou, dito de outra maneira (mais consentânea com a ideia do autor), 4 minutos e 33 segundos em que os músicos não tocam.
A peça vai ser tocada, creio, pela Orquestra Sinfónica de Londres na próxima 6ª feira, e o repórter TSF não resistiu a comparar esta execução programada com a projecção de "Branca de Neve" de João César Monteiro. Genialidades à parte, as diferenças são imensas e convém ressalvá-las:
- Não consta que parte ou o todo do trabalho de composição de John Cage tenha sido suportado pelo erário público, e se tal acontecesse nem faria grande diferença. Mesmo considerando que, proporcionalmente, os orçamentos dos EUA dos anos '50 e de Portugal dos anos '90 eram muito diferentes;
- John Cage passou o resto da sua vida a teorizar sobre a obra, em múltiplas entrevistas, palestras, etc. Uma das formulações favoritas (e a referida pela TSF) é a de que estaria a tentar mostrar às pessoas que o que elas ouvem é ruído, mas muitas outras há, bem menos cretinas e abstractas;
- J.C. Monteiro, instado a pronunciar-se sobre a sua obra à saída da estreia, largou um "...eu quero que o público se foda!" que correu mundo. O mesmo público que lhe pagou o filme e, se calhar, a exibição.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?