<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quarta-feira, dezembro 10, 2003


Administração Eterna

Temos tido, nos últimos anos, muito mais que a nossa conta de governantes incompetentes, desonestos, indignos, corruptos, etc., etc., num Carnaval de miséria que mais parece desfilar em anel à nossa frente, tal a improbabilidade de lhe vermos o fim. A expressão "bater no fundo" morreu de obsolescência, que à força de tanto ser raspado e atingido emigrou o fundo, de desgosto. Resta uma inebriante sensação de queda-livre, um passeio em gravidade zero sem Norte nem céu. É assim como flutuar imóvel um metro acima do Trancão pré-Expo, na maré baixa de um dia quente e sem vento.

Neste estado de coisas, figuras há que acabam por ganhar merecido destaque, por todas as razões e mais outra. Uma das mais destacadas, desde (pelo menos) o Verão para cá, é o Ministro Figueiredo Lopes. Dizia-se do mítico Rei Midas ser capaz de transformar em ouro aquilo em que tocasse; pois este Ministro tem o indisfarçável Toque de Merdas, capaz de criar embaraços ao seu governo (a si próprio não direi, que parece imune a essas fraquezas humanas da coerência e da responsabilidade política) a propósito de qualquer assunto que lhe caia na secretária. É preciso uma dedicação tenaz, face aos embrulhos em que se vê metido, para aguentar firme o seu lugar no Governo, à espera de uma oportunidade política favorável para ser remodelado. Até um assunto supostamente tão pacífico quanto seja a nomeação do Comandante Geral da Brigada de Trânsito da GNR ele consegue transformar numa anedota nacional que, esperamos, ainda venha a dar muitas alegrias aos portugueses. Não fosse a Operação Natal da dita BT estar aí e todos nos sentaríamos, pipocas na mão, a ver as divertidas cabriolices do Ministro e dos seus assessores. Há, porém, uma negríssima sombra no horizonte: se este Natal chover mais que a conta, a pilha de mortos na estrada vai engrossar (que esta depende muito mais de S. Pedro do que de S. Bento, como bem se sabe) e a factura vai-lhe ser apresentada.

Para que não sejam tudo más notícias, aqui fica a minha oferta para minorar os seus problemas: estou disponível para comandar a BT. Penso reunir as condições necessárias ao exercício da função, nomeadamente:

-Sou totalmente desprovido de escrúpulos, compaixão ou coerência;
-Não estou a ser investigado por nenhuma polícia nacional ou estrangeira (ainda);
-Sou facilmente corruptível e cedo sem dificuldade a favorecer a classe dirigente;
-Fico bem de farda.

e, o mais importante de tudo,

-Ainda tenho dois dias de férias para gozar aqui no escritório, o que me permitiria ocupar o cargo o dobro do tempo dos meus antecessores sem ter que me despedir.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?