<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


sexta-feira, novembro 07, 2003


Do discernimento

Antes de começar, é necessário (para quem não conheça) visitar o seguinte site e percorrê-lo demorada e exaustivamente:

Bonsai Kitten (gatinhos bonsai)


Estou farto de, volta e meia, receber por mail petições inflamadas relativas a este site. “Fecha! Queima! Esfola! Prende! Mata!”. Só o tom pungente que escorre de alguns destes avisos dava para várias teses de doutoramento, sobre o curioso e arrepiante fenómeno de transferência que ocorre em largas fatias da população e que as leva as embaralhar todas as prioridades e colocar os direitos e o bem estar dos animais à frente dos valores mais básicos de solidariedade humana, por exemplo.

Este fenómeno é cíclico. A reprodução humana, na net, é muito mais rápida, e a distância entre duas gerações é minúscula; nunca me dei ao trabalho de precisar, mas a frequência com que somos atacados por estas (e outras) campanhas leva-me a crer que será da ordem dos dois anos, máximo. Alguém que me ajude aqui, por favor.

De qualquer maneira, o que me leva a escrever é outra coisa bem mais grave. As pessoas que se inflamam, indignam, enojam, horrorizam ou, simplesmente, desgostam com isto deviam pensar seriamente em fazer uma introspecção profunda. A “arte” do Bonsaikitten que é promovida no site é tanga! Trata-se, apenas, de uma piada, eventualmente de muito mau gosto, mas uma piada. Os autores estão fartos de ter processos às costas (e ganhá-los) para tirar aquilo do ar, quando é tudo efabulação de umas cabecitas muito tortuosas (brilhantes, digo eu, pelo vasto campo de análise que abriram). A verdadeira tragédia aqui é de outra monta…

As pessoas perderam o espírito crítico e o discernimento. Se está escrito, deve ser verdade. Se não fosse verdade, alguém apagava. E, mesmo se há alguém a desmentir, é porque há uma cabala, uma manobra de encobrimento, interesses, grupos, sistemas e bastidores. A verdade “nunca se saberá”, e a verdade é sempre a mais negra das possibilidades.

O mais delirante argumento que me deram para defender a probabilidade de isto ser verdade foi “…e quem é que te diz que não há gente capaz de fazer isto?”
É verdade, ninguém me diz. É apenas o discernimento que me conforta e me guia, nestas coisas. E essa é a mais poderosa arma que podemos usar para nos defendermos destes tempos de overdose de informação pouco fiável e conteúdos absolutamente livres de verificação e validação na net.

Caso a minha argumentação não vos convença, podem sempre ir à secção “News” do site e comprar um dispositivo de imortalidade (o quê, nesse não acreditam?!?) ou, em alternativa, consultar os seguintes links:

http://www.pet-abuse.com/faq/bonsai.php
http://www.snopes2.com/inboxer/outrage/bonsai.htm

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?