<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


sexta-feira, outubro 03, 2003

VIVAM OS NOVOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL!

Fazia-me papagaios de papel e espingardas de madeira para ir com ele à caça.
Mapas para descobrir tesouros misteriosos.
Ensinou-me a andar e a nadar. A ler e a conversar. A obedecer e a questionar, a enfrentar, a ter coragem, a ser solidária e orgulhosa. Apontou-me os princípios dele e eu segui-os.
Os primeiros passos na política, as referências literárias, os esclarecimentos das dúvidas da adolescência.

Como era bom ser filha… Sem ter de o conduzir e alimentar e cuidar e explicar e proteger.

A doença de Alzheimer é uma doença terrível. Requer a vigilância do doente 24 horas por dia. Ninguém nos ensina, não existem livros: “Aprenda a cuidar do seu papá”; “Como se explica ao pai que somos a filha dele e não a prima ou irmã”; “Ensine o seu pai a fazer a barba”; “Como ensinar ao seu pai que não se deve roubar objectos nos supermercados”.

Estima-se que existam em Portugal 60.000 doentes de Alzheimer.
Foi recentemente inaugurada a sede da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer que tem o único Centro de dia do país para estes doentes. Para onze.

Tenho agora a oportunidade de me revelar o ser humano que ele me ensinou a ser.
Não tenho filhos, mas deve ser a isto que vulgarmente se chama Amor Maternal.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?