<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


sexta-feira, outubro 31, 2003


Da arbitrariedade

Fui hoje levar o meu veículo automóvel à Inspecção Periódica Obrigatória. Por óbvio excesso de zelo do inspector que me foi designado, reprovou. Vou mais longe, até, e digo: por indesculpável embirração. O cidadão comum, temente a Deus e à Administração Fiscal, devia estar salvaguardado das arbitrariedades destes “pequenos reis”, que se arrogam direitos e autoridade que manifestamente não têm. Pois se o relatório de deficiências e anomalias mal enchia duas páginas, é preciso chegar ao ponto de reprovar, liminarmente, um veículo tão estimado quanto o meu? Mas passo aos factos…

Procedi à inscrição de forma ordeira e educada, e pouco me armei para a moça que me atendeu. Está bem, era um camafeu repelente, mas um homem não pode perder a compostura. Dirigi-me obedientemente ao parque, onde esperei uns minutos pela chamada. Poupo-vos à entediante descrição do processo inspectivo para me concentrar no diálogo final com a vil criatura que me calhou em sorte.

Começou por embirrar com os pneus, e aqui admito ter havido alguma falta de tacto da minha parte, na gestão desta contrariedade. “Os seus pneus estão carecas”, diz ele. “Não senhor, são slicks”(*), atiro eu. “Não brinque comigo. São carecas e já quase têm a tela à mostra”, e eu sei que aqui devia ter desviado a conversa, mas aquele “Olha-m’esta besta ignorante…” saiu-me por instinto (tal como o bocado de expectoração que lhe aterrou no peito) a meio das gargalhadas. Eu vi logo ali que ele ia pegar de ponta comigo. “Além do mais, não são as medidas que estão no livrete”, continua ele. Eu bem lhe tentei explicar as vantagens de um pneu mais largo e de perfil mais baixo, da menor deformabilidade da parede lateral e da vantagem adicional conferida pelo facto de os ter montado um pouco mais para fora, aumentando a via do carro.

- Pois, isso também não pode ser - insiste ele.
- Como não?
- Os pneus não podem sobressair da carroçaria do veículo.
- Mas não sobressaem! A asa é muito mais larga que eles!
- Ainda bem que fala nela. Não bastava ser 15 cm mais larga que a carroçaria, de cada lado, como ainda por cima está 20 cm acima do tejadilho e outro tanto atrás da traseira.
- Mas vocês têm alguma coisa contra a segurança? Não vê que assim tenho muito mais aderência e eficiência no funcionamento da suspensão?
- Falemos, então, de suspensão. O seu carro está demasiado baixo.
- Ai… mas você está-me a gozar? Dá perfeitamente para meter os dedos entre o chassis e o chão!
- Não pode. Além de que, provavelmente, roça com aquele tubo inox de 6 polegadas que você usa como escape (e que também não é legal). E há a questão da panela…
- Qual panela?
- Exactamente. Você retirou todas as panelas.
- Mais potência, mais segurança nas ultrapassagens.
- E o catalizador?
- Tenho-o ali na mala. Quer ver?
- NÃO PODE RETIRAR AS PANELAS E O CATALIZADOR! O CARRO EXCEDE OS LIMITES SONOROS, E DE EMISSÃO DE GASES NEM SE FALA!
- Não é preciso exaltar-se. Está a ser um pouco mal educado.
- (recompondo-se)… e depois há os faróis…
- Até me admirava se você não pegasse com eles…
- Não podem ser roxos.
- Malditos burocratas sem sentido estético. Até com a côr pegam…
- …e não podem apontar horizontalmente para a faixa contrária.
- Ora essa! Assim, os carros que venham em sentido contrário vêem-me muito melhor!
- Acredito que sim. Mas com essa potência que você tem instalada, também não vêem mais nada.
- Ora, só se não fizerem como eu.
- Pois… sabe que também não pode ter os vidros verde garrafa?…

Etc., etc. Sempre a pegar com coisas que eu instalei com o único objectivo de melhorar a segurança, minha e dos restantes condutores. Quem é que, nos dias de hoje, presta atenção quando ouve uma buzinadela normal? Pois fiquem sabendo que também é crime ter uma buzina que toca o “Apita o Combóio”. Até o cuidado com a pintura é censurado! Já um homem não pode pôr faixas de protecção nas portas, para não ficar com aquelas mossas arreliadoras; não-sei-quê que ele pra lá inventou a pegar com os espigões em inox que eu lhe pus. Ora porra, se aquilo fosse de borracha alguém tinha cuidado para não bater?!?

(*) Pneus com a superfície lisa, sem nenhum desenho, usados normalmente em competições de pista com piso sêco.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?