<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quinta-feira, setembro 25, 2003

O MEDO DA FOME

Pobrete mas alegrete; remediado; pobrezinho mas honrado - este substrato mental do nosso povo ainda persiste, apesar do sobre-endividamento dos agregados familiares. Aliado a este traço de um pouco científico "carácter nacional" vem o medo de morrer à fome.



Há algumas frases sintomáticas deste sentir português: "É preciso é muito"; "Antes faça mal que se estrague"; "Quem não é para comer não é para trabalhar"; "Vinho e pão antes no estômago que no chão"; "Tão bom como a trancada só mesmo a feijoada" ou ainda o célebre dito de espírito "Com um cozido à portuguesa é que a coisa fica tesa".

De pouco valem os avisos dos cardiologistas ou nutricionistas: o medo da fome é tão arreigado que muitos portugueses estão pré-programados para se auto-destruírem, de refeição em refeição até ao traque final. E isto é bom, porque, na ressaca do fim do Império, são esses os portugueses que têm uma ideia concreta de um projecto nacional: depois de descobertos os limites do planeta, parta-se à descoberta dos limites das paredes do estômago.

Em que outro país haverá tanta apetência por esses monstros sagrados da pastelaria fina como as Bolas de Berlim, as Tranças, os Caracóis ou mesmo as Patas de Veado?

Em que outro país se pode encontrar, em banquetes pós-modernos que já põem de lado as cascatas de camarão, essa verdadeira pérola que é um ganso esculpido em torresmo?

Em que outro país se privilegia um prato típico que consiste em enfiar para dentro de uma panela tudo aquilo que houver à mão de legumes e carnes frescas e enchidos (com um arrozinho de lado, não vá o cozido cair-nos na fraqueza)?

E como é que se permite que este desígnio pátrio vá coexistindo com a moda das saladinhas e das quiches?!

Na muito avisada formulação de uma amiga minha:

Quiches doces ou salgadas
São para "tias" desasadas
Eu por mim cá me besunto
Com uma sande de


Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?