<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, setembro 29, 2003


De orelhas em pé - III

Via TSF me chega a notícia da condenação, por parte do Conselho Jurisdicional (CJ) da Ordem dos Enfermeiros, de duas enfermeiras envolvidas num caso de negligência grave. Um rapaz foi internado em Coimbra para uma operação rotineira a um quisto no pescoço e horas depois da operação morreu por asfixia causado por um edema (inchaço, pro povo) na garganta, para o qual terá tentado alertar as enfermeiras sem sucesso; aparentemente elas não ligaram, ou atribuíram-no a "fita" do paciente.

A coisa ainda toma contornos mais bizarros: o dito CJ reconhece diversas circunstâncias atenuantes às enfermeiras - campaínhas que não funcionavam, organização do espaço que coloca a sala das enfermeiras longe dos pacientes, etc.

E, no entanto, as enfermeiras foram punidas com a mais pesada sanção admitida pela dita ordem - suspensão da prática profissional por período de até 2 anos. Isto é, todas as atenuantes reconhecidas às enfermeiras não chegam para as ilibar da grosseira negligência de que o CJ as considerou culpadas.

Fiquei em choque, claro. Mas o que é isto?, uma ordem que não se fecha em hermetismos corporativos para proteger até à insanidade um dos seus? Que não aproveita as deficientes condições em que têm de actuar os nossos profissionais de Saúde para sacudir a culpa para cima do Governo? Que entende serem o rigor e a exemplaridade o caminho a seguir para dignificar uma classe profissional?

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?