<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quinta-feira, julho 27, 2006


TILT



Tinha acabado de sair do estacionamento subterrâneo. Pousou a mala ao lado dum banco de jardim olhando, sem ver, em paralelo infinito. Estava absorto na absurda e inquietante sensação de vazio. Não se lembrava para onde ia quando chegou ali. Não sabia o que fazia ali, ao que vinha, nem sequer como ir para casa, ou onde era a sua casa. Sabia vagamente que tinha alguma coisa para fazer, um propósito, mas não se lembrava qual era. Sabia que estava num sítio familiar pois reconhecia algumas coisas mas não lhes conseguiu dar coerência, nem colocá-las no contexto. Basicamente não sabia onde estava. Quis ir para casa, mas a casa de que se lembrava já não era a sua casa. (Soube disto dois minutos depois - era a sua casa anterior). Estava assustado e o coração batia acelerado. Uma sensação de ficar muito baixo, quase rente ao chão, tomou conta dele. As mãos, senti-as grandes, desproporcionadas. Sentiu-se só como nunca. Irremediavelmente só e sem propósito ou valor. Uma vaga vertigem ansiosa percorreu-lhe a cabeça, e uma náusea o estômago. Quem me ajuda? “Estou completamente indefeso e não me lembro. Que se passa comigo?”. Sentiu-se a mais desprotegida das crianças perdidas. O estar, o estar mal, apenas. O estar só. Um rumor, como um terramoto eminente, sentia-o nas suas costas. O Mundo estava no canto do olho. Mas fugiu-lhe durante dois longos minutos. Depois, um telefonema para a mulher. Ainda bem. Ela estava lá do outro lado, em casa. Mas ele nem sequer lhe disse nada de coerente. (Ela ficou assustada, claro). Mas ela decidiu esperar.

Depois, voltou tudo: a familiar praça da cidade, o banco, o jardim, o supermercado onde tinha de ir ás compras. O talho, o lugar da fruta. E a sua casa, que era logo ali. Um enjoo sobreveio e matizou de mau-estar a satisfação e o alívio.

Passou pelo supermercado e quando entrou em casa estava um bocado envergonhado, confuso, culpado. E nem sequer era a primeira vez.

FIM

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?