<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, fevereiro 07, 2005

VOTO ÚTIL

Ultimamente esta é uma expressão recorrente para mim!
Eles são uns que dizem para votarmos no PSD, porque assim não temos que passar de novo pelo "esbanjamento" socialista, eles são outros que dizem para votarmos no PS, para não termos que levar com mais "santanices", outros são aqueles que dizem para votarmos útil no PCP, porque nem PS nem PSD merecem o voto pelo que fizeram nos últimos tempos, e porque votar PCP é votar esquerda..e há os outros que aconselham a votar BE, porque será o voto da estalada a todos os partidos políticos, próximo do votar em branco.
Mas há ainda o voto útil do PP.

Bem...o voto útil do PP para mim é o voto da risada! Não só porque é aquele que de todos menos me identifico, mas também, porque é aquele que tem apostado na maior campanha visual na minha bela cidade: Coimbra.

Basta somar dois mais dois, e fazer logo as contas. O candidato é o Luís Nobre Guedes, homem de "peso" no PP, e que, foi o pai da não-co-incineração, e da não transformação - temporária? - da cimenteira de Souselas numa co-incineradora, para tratar os resíduos industriais, das indústrias que não temos.

Ora, o que me mete mais "asco" é alguém tomar uma medida sensata e depois vir a terreiro, tentar tirar dividendos políticos disso mesmo, numa altura, em que a sensibilidade o deveria aconselhar a não o fazer, porque na minha cidade não somos todos otários. E passo a explicar, o outro motivo pelo qual o "voto útil" é recorrente:

Coimbra é desde há muito uma cidade arredada. Tradição e universidade são uns dos responsáveis por não haver indústria na nossa cidade, e dessa forma estarmos em atraso significativo perante cidades como Leiria e Aveiro, que têm tido nos últimos anos, significativa expansão. Mas, é por razões topográficas e de localização, que também não poderemos ter aqui indústria em zonas limites à cidade, porque Coimbra se encontra numa junção de montanhas, e sob forte influência da Serra da Estrela ( podem acreditar ), que faz com que se junte um sistema de ventos que pairam sobre a cidade.

Bem, isto foi o que um ambientalista de 50 e tal anos que almoça comigo me esteve a explicar na hora do almoço ( foi isto que eu retive ).
Por isso, a poluição que essas supostas indústrias iriam pulverizar para a atmosfera, iria ter um enorme impacto negativo na minha bela cidade, um pouco à semelhança do caso Atenas ( com as lógicas diferenças, quer de causas, como de proporção ).

Por isto tudo, e tendo o Nobre Guedes acesso a vários dossiers que desaconselham a implementação de uma co-incineradora na minha cidade, não fez mais do que aquilo que lhe era exigido. Nada mais... Por estes motivos que citei, e aquele óbvio que muitas outras cidades poderão justificar: se não temos indústria, porque raio teremos que levar com os resíduos das indústrias das cidades dos outros, tendo essas cidades, todo o proveito económico da localização dessas mesmas indústrias?
Por isso, escusa agora de vir com slogans como aqueles que agora "pairam" estrategicamente em toda a cidade - daí o recorrente - a dizer:

Eu votei contra..eu isto e eu aquilo!


As pessoas de Coimbra, não lhe devem nada. As pessoas de Coimbra, não lhe reconhecem méritos por nada que fez pela cidade. Só fez aquilo que lhe era exigido, pelo elevado salário que recebe como ministro. Sendo ministro só tem que tomar as melhores decisões para o país...e, no meu caso, para a minha cidade.

Por isso, nem é de bom tom, o PP se ter aproveitado do facto do Sócrates ser "estupidamente" a favor de uma co-incineradora na nossa cidade. É que é tão ridícula a forma de aproveitamento político da situação, que me chega a meter dó a forma como o PP tenta ( claro que perde ) colocar um deputado por Coimbra. Ainda para mais, sendo um ministro do ambiente, é de uma tristeza avassaladora nem sequer escrever: co-inc(e)ineração, e ser essa a bandeira do seu partido na minha cidade. É logo à partida uma estratégia furada..de erros.




O VOTO ÚTIL PARA CHUMBAR A CO-INCE(?)NERAÇÃO.

O meu voto útil será concerteza NÃO VOTAR PP.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?