<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


terça-feira, outubro 12, 2004

CUSTO DAS COISAS


Por motivos profissionais tive de me "deslocar" a uma vila ( quanto a mim, uma das mais bonitas de Portugal..e conheço muitas ), onde pelo seu carácter de proximidade com Espanha, e o cada vez maior isolamento com o resto do país, teima em resistir perante as pesetas lá do outro lado, e os escudos..porque prevalece a identidade de um povo, e de uma nação!

Isto parece tanga, até porque Ponte de Lima não é Caminha...e porque Ponte de Lima tem uma ligação franca com o Porto, já para não falar de Viana do Castelo "que é já ali!"
Demoro de Coimbra ao Porto 1 hora, e com a ligação do IC ( não sei se é 1, 2 ou 3..tanto me faz..sei que é um IC ) demoro mais uns 40 minutos, que depois me levam a uma estrada nacional que dista 19 km de Ponte de Lima! Esses 19 km demoram aproximadamente uns 25 minutos a fazer... Resumindo, demorei 2 horas e 5 minutos desde Coimbra a Ponte de Lima, indo pela IC e assim, poupando 4 Euros e meio de portagem ( PORTO - Ponte de Lima ).

Na vinda, e até porque estava bastante cansado, e sem pachorra para andar na estrada nacional, decidi largar um "que se f...m os 4 Euros" e fui pela Auto-Estrada!
Deu-me a fome e também aquela vontade que todos conhecem que dá sempre nas auto-estradas..., e decidi parar numa estação de serviço!
Lá fui desaguar um pouco...e depois, decidimos ( ah...esqueci-me de dizer que ia com a minha senhora mãe, como companhia ) lanchar. Fui à frente, pedi um croissant ( os bolos são todos regionais - pastéis de Tentugal e queijadas em Barcelos???...não há nenhum bolo - bolo ), e como não havia simples, pedi um misto. Não tinham..."Só de queijo!" Implorei que colocassem fiambre...Lá satisfizeram o meu pedido! Uma fatia de fiambre bem fina lá constou dentro do corpo do croissant...
Hesitei entre o galão e a Coca-cola...mas como estava meio com sono, pedi a segunda!
A minha senhora mãe pediu aquilo que consta dessa factura que decidi vos mostrar...juntamente com uma revista de Arquitectura ( que tem preço na capa de 3 Euros, logo não pode levar o "imposto" das áreas de serviço ).
Pagámos...aliás..pagou ela, 10 euros e 65 cêntimos incluindo a revista! Ou antes...o lanche ficou-nos em 7.65! Quase o dobro do preço da auto-estrada...

Como seres humanos que somos, não conseguimos balbuciar sequer uma resposta, ficando a olhar para a sandes de queijo ( o próprio nome filho da puta de "bijou" diz tudo ), à espera que ela "se" fizesse no milagre da multiplicação!

Só para se ter uma ideia, o mesmo "lanche" no café onde costumo ir, custa-me 3,5€.

Porquê todo este incómodo, se já estamos todos habituados e sabemos, que as áreas de serviço são dos maiores filhos da puta chupistas que existem em todo o nosso país, mesmo naquelas junto a Espanha?

Porque, em primeiro lugar o IC, que liga o Porto a Viana do Castelo, consta que irá ser transformada em Auto-estrada, nos próximos tempos recentes! Ou seja...não irão restar alternativas à estrada nacional ( se me custam 19km..imaginem uns 120 ), a não ser a pagar: portagens e áreas de serviço!

Falo disto agora, porque a relaciono com a polémica sobre a passagem da Via do Infante no Algarve a uma auto-estrada!
Para além de tudo aquilo que é inerente e que falta naquela estrada para ser uma auto-estrada, ainda terão as pessoas que pensar em fazer um "farnel" antes de pretenderem se deslocar de Sagres a Vila Real de Santo António...e, pensar onde "acampar" para comer esse mesmo farnel ( nas Auto-estradas não se pára...não se pode...não se deve ).

O Governo, com aumentos na função pública e com reduções no IRS, deve estar a pensar que nós somos parvos, e que não sabemos onde é que vão buscar esse mesmo dinheiro: a nós próprios!
O que me custa acreditar, é que estes gajos do Governo têm ainda a coragem de fazer com que sejam essas mesmas pessoas que pela sua localização e afastamento do poder de decisão, e que se encontram "descentralizadas" do resto do país, paguem essa factura!
O que vale é que eu só vou a Ponte de Lima de vez em quando...e nem tenho fome agora quando venho de lá! Estou de dieta...mas se fosse funcionário público era aumentado!
Mas trago as facturas para descontar no IVA...ah...esqueçam...só o IRS é que vai ser reduzido!

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?