<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


quarta-feira, abril 21, 2004

LOTARIA DE LOIÇA


Desde Sábado que tenho sido um "bicho" do trabalho!
Decidi, em conjunto com outro homem do mesmo ofício, entrar num concurso para o Projecto de uma Escola Primária para Lagos! Como quase sempre acontece nestes concursos, o prémio era rigorosamente zero e, não se davam qualquer tipo de honorários, relativamente ás propostas apresentadas! No fundo, é mais um "cavalo de batalha" que andamos a combater, visto que somos os únicos "bichos" a quem não pagam num concurso, por apresentarem um projecto já concluído! Sim...porque não apresentamos o preço do projecto! Nós, "oferecemos" o projecto e eles ( os "iluminados" ) escolhem e decidem qual será o melhor. Os que perdem vão de mãos a abanar, e os que ganham concluem-no e são pagos mediante os honorários apresentados conjuntamente com a proposta! Não sei se esta amálgama de dados viciados e contigências, poderia interessar a alguém...A nós "bichos" lá vai interessando! Na perspectiva de ganhar 1 em 100!

Mais importante que isto tudo, foi o facto de durante o tempo que estive a fazer o projecto, nunca me ter lembrado da quase "impossibilidade" de ganhar o concurso! Quando estou embrenhado em riscos, desligo-me de tudo o que é importante e racional, e desço a um sub-mundo que só mesmo as pessoas que o frequentam, podem entender como é! É talvez por isso, que revelo uma dificuldade extrema quando me pedem para falar do meu trabalho...

Então, estes dias foram assim:
Sábado trabalhei até às 6 da manhã! Acordei às 9 da manhã de Domingo e fui fazer o 3D da escola! Acabei ( por entre um almoço fugaz ) ás 20 horas! Fui jantar, e às 21 horas desloquei-me para a cidade natal do Vareta, onde me esperava o outro "bicho" do mesmo ofício que vinha do Algarve de umas belas férias!

Ah...esqueci-me de dizer, que acabei por fazer o projecto sozinho, porque o outro "bicho" decidiu fazer umas fériazitas com a famelga em Vilamoura!

Depois de tomar um café, voltei a sentar-me à frente do monitor até às 10 da manhã! Sim...sem dormir!
Altura em que tínhamos que colocar tudo dentro de uns envelopes! Por falar nisso...que é dos envelopes?
Fomos comprá-los! Lá conseguimos, com paciência de "jó" enfiar aquelas 50 horas de trabalho, que tinham previamente sido imprimidas numas folhas brancas, num envelope de papel reciclado! Colámos o nome do Gabinete, e lá fui parti eu às 11.10...Destino? Lagos...
Porque não foi ele? Porque tinha vindo do Algarve, ora...

Com uma directa em cima aguardavam-me 3 horas e meia de viagem, sem tempo para paragens nem almoço, porque o prazo limite da entrega era o dia 19, às 15:30! E nem mais um minuto!
Entro na Auto-estrada, e consigo resistir ao sono ( que por várias vezes me empurrou quase contra os rails ) até a Estação de Serviço de Aveiras! Ponho o despertador do telemóvel para as 12:30, e durmo 25 minutos!
Acordo com o "Pi merdoso" e ponho-me de pé a fundo ( leia-se 170 km/h ) até Lagos!

Estou à frente da senhora que recebia os projectos às 15:25! Consegui...
Entrego e vou almoçar! Como uma tosta, e rapidamente pergunto á brasileira-que-tinha-um-café-de-tostas-em-Lagos, onde é que havia uma residencial, onde eu pudesse ir dormir...
Nisto entra um casal, que se "mete" na conversa, e que após algumas conversações conjugais, me decide alugar o quarto dos filhos por 15 euros! Um não estava e outro ia dormir ou para a sala, ou para o quarto deles, porque "até era grande"!

Ah...o apartamento era um T3, mas o outro quarto estava já alugado a uma casal de Ucranianos, que "eram boas pessoas".

O homem não parava de falar e assim lá fui eu pra casa deles! À porta estava um cão...Perguntei se mordia! Ele acenou que não!
Boa... naquele estado quase vegetativo, ainda conseguia mandar uma piada sobre um cão de loiça! E provocar sorrisos...afinal, eu é que pensava que estava mal!

Fomos ao quarto dos filhos, onde a senhora estava a mudar a "roupa da cama":
- Espero que não se importe com os lençóis...
- Não ...esteja descansada...eu até gosto de pinguins! E de azul bébé também...

O senhor disse:
- Olhe...tem aqui a PlayStation do meu filho...o comando da televisão está ali...o computador tem internet da NetCabo com 256 de memória...pode ligar a aparelhagem ( começa nesse instante a sintonizar estações de rádio ), pode escrever aqui neste papel, as luzes são aqui...e o caralho a sete!

Nesse instante apeteceu-me berrar:
- CALE-SE, FODA-SE! DEIXE-ME DORMIR!

Mas, decidi politizar ali a nossa relação:
- Muito obrigado, mas não vou precisar! Só quero mesmo é dormir um pouco!
Deitei-me, olhando para a águia imponente que estava em cima da cómoda ( também de loiça ) e acordei ás 22 horas! Fui jantar sozinho, e voltei! Fui à internet ( estava incluída nos 15 euros ) mandar uns bitaites e fui dormir!

Acordei ás 8 para ir à "abertura das propostas". Tomei um banho, junto aos dois ouriços de loiça ( que serviam de vaso a umas plantas que estavam junto á banheira ), e fui-me embora! ( Já tinha pago na noite anterior...)

Lá fui á abertura das propostas, onde 20 concorrentes mais, estavam igualmente esperançados em não serem excluídos nesta fase, por falta de algum papel! Sim...porque depois de todo este trabalho, podem-se dar ao luxo de serem excluídos! Todos admitidos!

Vim-me embora às 17.30 da tarde...cheguei a Coimbra ás 21.30! Gastei 150 euros nesta brincadeira...fora os custos do processo - 100 euros, garantias bancárias - 100 euros, etc, etc. A brincadeira de entrar num concurso ficou em 750 euros no total! Ou seja, estavam ali envolvidos nas 20 equipas 15.000 euros de custos, sem contar com o tempo do trabalho aplicado nos vários projectos! E para quê?

Para depois, quando perdermos, os mesmos "bichos" dizerem ( conformando-se ):
- É bom para o currículo!

Este dinheiro todo gasto em vão quando, nessa mesma altura existe um homem que, por necessidade, é capaz de mandar o filho dormir na sala, para alugar o quarto dele por 15 euros, para poder ajudar a pagar a conta da NetCabo.

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?