<$BlogRSDUrl$>

Vareta Funda

O blog dos orizicultores do Concelho de Manteigas


segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Portugal, é o país ...– 4

...com mais presos da União Europeia! Curioso ou não, é o facto do nosso país possuir a menor taxa de criminalidade, mas estranhamente, ter o maior índice de criminosos por habitante ( 132 presos por 100.000 habitantes )! Números...enfim!

Portugal tem igualmente a maior taxa de sobrelotação da União, mas só está 15% acima ( 120% ) da média Europeia. Ou seja...todas as cadeias estão sobrelotadas na Europa ( ao menos valha-nos isso! ).

Como já é amplamente conhecido e noticiado, tem havido um aumento da população criminal, e simultaneamente, um crescimento dos presos preventivos ( aliás o Marcelo Rebelo de Sousa noticiou ontem, uma directiva do Governo Francês* que pretende um alargamento do prazo dessa mesma “estadia” preventiva...que, vai no sentido oposto às propostas que este relatório, realizado por Freitas do Amaral, sugere..enfim, há coisas que nunca vou perceber! ). Há 4.000 presos preventivos neste momento – 1 em cada 3 presos, são presos preventivos!

Por fim, elucida que 60% dos actuais presos, estão condenados por crimes ditos menores, como são os relativos a estupefacientes. Conclui que, só em anos de Amnistia, é que houve redução deste número de criminosos nos estabelecimentos prisionais portugueses!

Ora, para dar estes dados concretos baseei-me em pesquisa...mas pela manhã, quando me dirigia ao escritório, ouvi a actual Ministra da justiça – Celeste Cardona – no Fórum TSF, dizer basicamente que ( relativo à proposta de redução de penas como forma de diminuir o número de presos ) se congratulava com esta opção, “(...)pois não iria ser necessária uma amnistia...medida que o governo nunca iria adoptar!”
Redução de pena e amnistia...estão a perceber?É bonito como o Português tem destas coisas...

Existe uma outra recomendação, que já está aliás em vigor ( que estranhamente,tal como os genéricos, não é implementada pelos juízes ), que é a do trabalho comunitário efectuado pelos presos, em oposição à estadia nas prisões. Parece aqui haver um reforço desta ideia...falta perceber o porquê da não adopção desta medida, que me parece francamente óbvia ( talvez hajam aqui umas viagens pelo meio, vamos esperar...)!
Por fim, e entre muitas outras medidas que dizem respeito ao humanizar das relações com os presos...prevê-se a construção de 6 novas cadeias, e o melhoramento de 20 actuais construções.

Ora, eu que ainda não tive acesso ao estudo proponho, não a nossa ida a Marte porque já me deixei disso, mas antes, o envio dos presos para Marte! Pensem nisto:

- O que é que há para roubar, matar, violar, despedaçar, pedofilar, partir... em Marte? Com excepção de 1 ou 2 robots da Nasa...nada! Nem água...
- Os presos poderiam andar livremente por todo o planeta! Era um novo conceito de Loft-OpenSpace-Prisional. Estou a pensar inclusive em criar uma patente...
- Não necessitávamos de novas prisões ( a não ser que me dessem os projectos... ), e só precisávamos de melhorar duas ou três. Isto permitia a poupança de uma grande fatia do orçamento, e investir na Conquista de Jupíter ( porque se prevê um aumento brutal do crime em Portugal, por causa destas condições idílicas de Marte ), prevendo o envio gradual de novos prisioneiros para este Planeta! Este é que tem água...concerteza!
- Assistiríamos à criação de um Mad-Max em Marte, que quanto a mim seria muito mais sugestivo e interessante do que Bases ordenadas, limpas e sólidas!
- Colocaríamos à mesma ( uma das medidas do relatório ) pulseiras nos presos, e controlaríamos ( com um maior alcance ) o local onde se encontrassem! Se por exemplo desparecessem dos radares de Marte, ficaríamos com a certeza de que haveria vida noutros planetas, e os presos Portugueses tinham ido de boleia para outro planeta mais aprazível. Pensem só, o que era seguirmos o Bip-Bip dessas pulseiras...Seria fácil encontrar finalmente os homens verdes, através do isco dos presos portugueses.
- Por fim, só deixaria cá alguns criminosos mais importantes e conhecidos, como forma de conferirem a identidade ao nosso país!

Isto é ou não a principal recomendação deste relatório:
“reduzir o número de presos e humanizar e dignificar as condições de vida nas cadeias”?

Bora lá mandar os presos para Marte!

*Pensava que era Português mas, como estava a jantar não ouvi tudo...aliás, ainda estava com os ouvidos a zunir de tanto gritar: gooooooooooooolo! Se a tt diz que é Francês...é porque é francês!E pronto!

Arrotos do Porco:


<< Voltar ao repasto.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?